O que é uma Autoclave?

Você já deve ter ouvido falar em Autoclaves. Talvez em Madeireiras, Hospitais, consultórios odontológicos, Recapadoras, dentre outros. Mas o que é uma Autoclave? Pra que serve uma Autoclave? 
Autoclave na realidade é um vaso de pressão, onde é possível submeter diversos materiais em vários processos como: Alta temperatura, Alta pressão, Vácuo, Resfriamento, spray d´água, vapor saturado e assim por diante. Então dependendo do seu objetivo a Autoclave é dimensionada conforme sua necessidade. 

Por exemplo, uma Autoclave para Tratamento de Madeiras executa Vácuo (pressão negativa) e Alta pressão (positiva) para impregnação de produtos químicos para preservação da Madeira com CCA / CCB / CCAB. 

Uma Autoclave para Recapagem de Pneus por sua vez submete a borracha a Alta Temperatura e Alta pressão para a Vulcanização da Banda no Pneu. 

Já a Autoclave para Esterilização de RSS (Lixo Hospitalar) descontamina o resíduo através de Alta Temperatura e pressão, com auxilio de vapor saturado no processo.

Autoclaves para Alimentos, normalmente utilizam vapor ou Spray de água quente no processo, aliados a temperatura e pressão. 

Em fim, as Autoclaves são vasos de pressão que necessitam de muito cuidado e experiência na hora da fabricação. Dentro da Norma NR-13 e da ASME – Sessão VIII estão previstos vários testes e certificações para que uma Autoclave possa operar com segurança.